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O que é o Pibid?


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.


O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

(Fonte: site CAPES)

O PIBID/UEMG/ 2012, intitulado “AS LICENCIATURAS DA UEMG E A EDUCAÇÃO BÁSICA: construindo saberes e práticas docentes”, iniciou suas atividades no mês de agosto/2012, envolvendo os 9 cursos de licenciatura da IES, que se realizam em Unidades Acadêmicas distribuídas pelo Estado de Minas Gerais, a saber: Barbacena, Belo Horizonte, Frutal, Leopoldina, Poços de Caldas e Ubá, contemplando as seguintes áreas de formação: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Artística, Geografia, Música (2 cursos) – Educação Musical Escolar e Instrumento ou Canto, Pedagogia (4 cursos) e Química. Num total de 12 licenciaturas, o PIBID/UEMG contou, em 2012.2, com a participação de 146 bolsistas. Destes, 110 são licenciandos, 22 professores supervisores e 14 Coordenadores (acrescidos de 3 Coordenadores Colaboradores). Participam do Programa 12 escolas municipais e 5 estaduais.


A UEMG, por tratar-se de uma IES multicampi, Considerando as diferenças regionais, culturais, educacionais e geográficas, o PIBID/UEMG, de maneira articulada, “traz, em sua essência, a proposta de desenvolvimento de diversos diálogos sobre a Educação, com construção permanente de saberes e práticas sobre a ação docente, contemplando diferentes áreas de formação, de forma interdisciplinar” (Projeto Institucional 2012).

Inserido neste contexto, o Programa apresenta como objetivo geral proporcionar formação dos estudantes de licenciatura enlaçada com o exercício da docência no âmbito da Educação Básica, bem como oportunizar espaços e tempos diferenciados aos licenciandos em que a “identidade docente” possa ser forjada. Para tanto, sustenta-se na vivência de práticas didáticas e pedagógicas que propiciem a formação dos sujeitos envolvidos, nos âmbitos da formação inicial e continuada.