Início | Projeto Institucional PIBID/UEMG

Projeto Institucional PIBID/UEMG


O PIBID/UEMG sustenta-se na articulação da formação que se efetiva por meio de uma proposta pedagógica de curso de graduação – licenciatura, no âmbito da Universidade, com a formação que se realiza in loco em escolas da Educação Básica.


Para a UEMG, a formação dos futuros professores da Educação Básica se faz por meio dos diferentes saberes e práticas existentes tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito da escola, que em funcionamento no exercício da docência, formam uma parte da amálgama da identidade profissional.


O PIBID/UEMG representa mais uma possibilidade de ampliação da vivência do exercício da docência pelos seus licenciandos, privilegiando a integração entre os atores do processo educativo, quais sejam: os alunos da Educação Básica e da Educação Superior e os docentes atuantes nestes níveis de ensino. Para além, privilegia, ainda, a construção do conhecimento mais apurado e mais próximo do contexto da comunidade na qual ambos se inserem.


O Programa traz em sua essência a proposta de desenvolvimento de diversos diálogos sobre a Educação, com construção permanente de saberes e práticas sobre a ação docente, contemplando diferentes àreas de formação, de forma interdisciplinar.