Início | Notícias | Tem início em BH o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG

Notícias


07 NOV


Abertura contou com a participação dos gestores da universidade e encerrou com um concerto musical do Grupo de Contrabaixos da EsMu.

Com a participação da comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais de 16 cidades, teve início na noite desta quarta-feira (7) o 20º Seminário de Pesquisa e Extensão (S P&E). O evento, que esse ano acontece na Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit) vai até a próxima sexta-feira (9) com diversas atividades. 

Em seu discurso na solenidade de abertura, a reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, lembrou que o seminário teve início em 1996 e desde então se tornou um espaço de integração e troca de saberes entre as unidades e Campis. “É um momento singular que podemos ouvir, deliberar, conhecer assuntos que intrigam e fomentam nossas atividades docentes e discentes em nível micro e macro” ressaltou a reitora. 

Ainda de acordo Lavínia, produzir pesquisa na UEMG é um desafio, “a luta dos professores designados em fomentar o saber diante a precarização da qualidade de trabalho é louvável, assim como, de nossos professores efetivos que buscam cada vez mais se projetar institucionalmente” apontou Lavínia ao acrescentar que a academia deve dialogar com a sociedade.

O vice-reitor, Thiago Torres, destacou a importância das iniciações científicas e os trabalhos de extensão, que muitas vezes funcionam como um trampolim para o mestrado. “Hoje a UEMG possui sete programas stricto senso, sendo sete mestrados e dois doutorados. Há um leque de possibilidades para quem quiser continuar com a gente” afirmou Torres.

O pró-reitor de Extensão, professor Moacyr Laterza Filho, aproveitou para agradecer os envolvidos na realização do evento. “Temos uma equipe envolvida e engajada na realização do seminário. Além disso, não poderíamos deixar de agradecer a Fadecit, que nos cedeu suas instalações de forma completamente gratuita para que esse momento fosse possível”, destacou Laterza.

Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Magda Chamon caracterizou o evento como uma confraternização dos saberes. “É um espaço muito rico de troca de conhecimento e de integração da comunidade acadêmica” 

Quem também compôs a mesa de abertura foi a estudante da unidade de Divinópolis, Vitória Martins, que participou representando o Diretório Central dos Estudantes. “Nos sentimos honrados em participar dessa mesa e isso demonstra a abertura que a atual gestão da reitoria está dando a nós estudantes, e isso já vem sendo demonstrado nas visitas que eles fizeram e puderam nos ouvir sobre nossas demandas” elogiou Vitória. 

A professora Jackeline Ávila esteve representando a Fadecit que é parceria na realização do evento. “Uma das nossas missões é o fomento e apoio à Educação, Ciência e Tecnologia, portanto é um prazer poder contribuir para a realização do seminário” constatou. 

O Seminário de Pesquisa e Extensão continua nesta quinta-feira e a programação tem início às 9h e vai até as 18h. Na sexta a programação vai das 9h às 13h. Dentre as atividades há apresentação de pôsteres, oficinas, minicursos, mesas redondas e apresentações artísticas. 

Confira a programação completa aqui.