Início | Notícias | Mostra Cao Guimarães na 3ª Semana UEMG

22 MAI

A Universidade do Estado de Minas Gerais realiza, de 3 a 6 de junho, em sete cidades mineiras onde têm unidades instaladas (Belo Horizonte, Frutal, João Monlevade, Ubá, Leopoldina, Poços de Caldas e Barbacena) a 3ª Semana UEMG. Trata-se de um é um evento de natureza extensionista e de divulgação da UEMG, que objetiva também a abertura de diálogos no interior das Unidades Acadêmicas e da universidade de modo geral, bem como com as comunidades externas, movimentos sociais, instituições públicas e privadas, possibilitando a escuta de impressões, concepções e vivências, gerando troca de conhecimentos e interlocução com a universidade. O evento pretende também contribuir para que os estudantes da universidade possam ampliar o acesso a diferentes produções de cultura e arte. Em Belo Horizonte, uma das atrações previstas será o Circuito Cao Guimarães, que contará com três dias de exibição de filmes, no Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes.

Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Cao Guimarães obteve o título de Master of Arts in Photographic Studies pela Universidade de Westminster, em Londres. Sua produção se divide entre a fotografia, o cinema (vídeo e 8mm) e a instalação. Suas obras são concebidas principalmente em relação a um cotidiano poético. Simples imagens do dia-a-dia que, manipuladas pelo artista, adquirem um significado diferente.

A primeira sessão acontece no dia 4, às 10 horas e terá a presença do diretor, que vai comentar o filme “Acidente”, de 2006. O corpo riítimo deste filme é um poema composto por 20 nomes de cidades de Minas Gerais, que se abre ao imprevisto e ao improviso. Os instigados pelos nomes destas cidades, a equipe percorre por uma primeira vez cada uma delas. Num movimento de imersão e submersão, o filme se faz através de duas camadas narrativas. Uma formada pela história do poema e outra pelos eventos ordinários que surgem acidentalmente diante da câmera em cada uma das cidades.

No dia 5, às 19 horas, será apresentado “Andarilho”, um filme sobre a relação entre o caminhar e o pensar. Lugar de deslocamento constante das coisas que não se fixam, dos pensamentos transitórios, das imagens e dos sons efêmeros, da vida como uma mera passagem.

No dia 6, às 19h30m, encerrando a mostra, será apresentado Existo, um filme livremente inspirado na obra Catatau de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: “ E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?” Interpretado por João Miguel,o personagem invereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da Geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

Mostra Cao Guimarães
Dia: 04/06/2013 a 06/06/2013