Início | Notícias | PIBID Ubá leva a prática da área de Química a estudantes de Ensino Médio

01 JUL

O PIBID Química de Ubá realizou em junho o evento PIBID Química Show: a Química e o Meio Ambiente. Participaram do evento 155 estudantes das escolas que fazem parte do Subprojeto Química do PIBID UEMG, em Ubá.

Divididos em quatro grupos, os estudantes da Escola Estadual Raul Soares e Da Escola Estadual Senador Levindo Coelho participaram, durante os períodos da manhã e tarde, de uma mostra de experimentos. Visitaram os laboratórios da UEMG e as salas temáticas preparadas especialmente para as visitas:

Na sala da Química da Água, os bolsistas do PIBID realizaram com os visitantes os seguintes experimentos: descontaminação da água por eletrofloculação; Filtração da água a partir de um filtro de areia, carvão e cascalho; Água mole e água dura.

Na sala da Química do Ar, eles aprenderam como encher os balões sem o ar dos pulmões; conheceram o fenômeno da Inversão Térmica e simularam uma chuva ácida

Finalmente, na sala Química do Solo, aprenderam por que os solos têm cores diferentes; conheceram a acidez dos solos; e como corrigir o pH do solo a partir da prática de calagem.

Em todas as salas temáticas, os alunos bolsistas realizaram com os estudantes experimentos que ilustravam fenômenos físicos e químicos que ocorrem nos compartimentos ambientais e a poluição ambiental.

O evento PIBID-QUÍMICA SHOW permite o contato dos alunos da Educação Básica com atividades experimentais, que são extremamente importantes no ensino de Química. Além disso, o evento promove a divulgação do projeto e contribui com a missão extensionista da UEMG-Ubá.