Início | Notícias | Graduandos da Unidade Ubá vinculados ao PIBID contribuem com ação da Zoonoses no município

16 OUT

A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, por meio de sua Seção de Controle do Zoonoses, promoveu, no último dia 04, uma tarde educativa junto aos alunos do sexto ano da Escola Estadual Raul Soares. Em pauta, as medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegipty, que pode transmitir a dengue, zika vírus, febre amarela e a chikungunya.

A ação, que durou das 13 às 17h30, levou aos alunos, acompanhados pelo professor Sérgio da Silva Mattos, temas relacionados ao ciclo evolutivo do mosquito, prática de observação, com auxilio de lupa, das larvas do Aedes e orientações sobre formas de evitar o criadouro de focos residenciais. A conversa foi orientada pelo encarregado de equipe da Secretaria, Bruno de Freitas Chaves, com a colaboração dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), graduandos do curso de Biologia da UEMG, Vagner Dias Raimundo, Sérgio Luis Soares Alfredo, Camila Campos e Luma Schiavon Tavares, sob a coordenação das professoras Kelly da Silva e Renata Tostes.

Bruno de Freitas Chaves comentou a importância do encontro: “Precisamos estar vigilantes e conscientes nesse período de estiagem, pois os mosquitos estrategicamente estão procurando locais para depositarem seus ovos. Como a maioria dos focos encontrados são os denominados residenciais, daí emerge  a importância de ensinar e auxiliar as crianças para que, na suas casas, junto aos seus pais, possam dedicar um tempo semanal de dez minutos para eliminar todos os tipos de possíveis criadouros”.